PROJETO PARA ANOS FINAIS - APRENDENDO A ÁLGEBRA
1Tema: APRENDENDO A ÁLGEBRA: A tecnologia como aliada no processo de Ensino
Autor: Douglas de Moura Borges
O
computador está se tornando uma ferramenta muito importante para auxiliar os
educandos tanto em casa como nas salas de aula, por isso, é que todo o
professor deverá ter em mente que tanto o uso de celulares, datashow, vídeos,
etc., o aluno estará de certa forma sentindo-se mais atualizado e confiante.
Por
outro lado, o professor também precisa estar confiante diante de seus alunos
com relação ao uso da informatização em sala de aula na sua devida disciplina.
Para
Marcelo a grande importância de o professor saber como aproveitar essa
ferramenta tão importante e de total relevância em suas aulas sem que os alunos
não passem a pensar que seja uma perda de tempo, com apenas algumas horas
usando esse recurso como apenas opção, mas sim dando importância e mostrando
que é possível fazer pesquisas, questionar entre colegas e professor e
encontrar outros métodos de aprendizagem.
Assim,
como para Oliveira quando relata que “contar dinheiro, marcar as horas, medir
temperaturas, ...” é algo que está no dia a dia de todas as pessoas, isto cabe
também aprender novos métodos para medir temperaturas, conhecer a história como
começou? quem descobriu? Isto é, o surgimento de todas as coisas que estão a
nossa volta e que hoje encontram-se postas na Internet para que todos tenham a
facilidade para pesquisar e adquiri esse conhecimento.
Portanto,
esse artigo foi escolhido para nível de sétimo ano do ensino fundamental.
2.3 Série/Ano para o qual o projeto se destina: O projeto destina-se para 7º ANO do Ensino Fundamental
Objetivos específicos:
v Controlar
o uso do celular em sala de aula para que os alunos não possam direcionar suas
atenções para outros fins.
v Criar
oportunidade para o uso de slides em data show em sala de aula para apresentar
e explicar os devidos conteúdos.
v Oportunizar
o aluno a questionar e indagar sobre o uso da tecnologia em sala de aula com
finalidades para aprendizagens de matemática.
v Procurar
na internet assuntos que apareçam porcentagens, frações, números decimais,
números inteiros e naturais. Verificar em que aparecem esses números e
discuti-los.
v Compreender
e participar das ideias do professor e alunos ao acompanhar os vídeos no
youtube, com os exercícios e outros sites com explicações.
POR
QUE ENSINAR MATEMÁTICA EM SALA DE AULA, ATRAVÉS DA INFORMATIZAÇÃO?
O
uso da tecnologia na sala de aula é muito importante para que os alunos possam
aprender de maneira pratica e com entusiasmo, porque muitos alunos ainda têm a
dificuldade para o aprendizado de matemática.
Ensinar
matemática na sala de aula é desafiador, porque muitos alunos têm a percepção
que o celular é só para estar conectado nas redes de comunicações e por isso, o
professor precisa estar bem consciente que os alunos irão se mostrar com ideias
voltadas para suas finalidades, mas isso é, preciso ser mudado.
Nesse
processo o importante é que os alunos sejam bem instruídos para que não haja
constrangimentos entre professor e os mesmos. Para que os alunos aprendam com
entusiasmo é necessário que antes de tudo seja feita uma conversação informal
com todos da classe e sem mantenham regras claras e objetivas.
Para
isso o uso da sala de informática precisa estar organizado de forma que os
alunos tenham sempre a satisfação de sentirem-se bem durante as aulas de
matemática.
Muitos
alunos se perguntam porque estudar matemática, mas sabe-se que é umas das
disciplinas que estão sempre a nossa volta e faz parte de todas as etapas de
seus cotidianos e em qualquer disciplina o uso da matemática se apresenta por
algum motivo.
O
uso de cálculos, com multiplicações, frações, porcentagens e números inteiros
se faz presente na vida de qualquer pessoa, por isso, os alunos necessitam
saber e obter essa consciência e que ao longo de suas vidas se farão
necessário.
Em
relevância o estudo da matemática com o uso de celulares, computadores e sala
de Informática se subentendem que os alunos passam a ter uma aceitação de 100%
de aprovação.
2.6
Conteúdos Curriculares
v Frações.
v Números
naturais.
v Números
inteiros.
v Porcentagens.
v Decimais.
2.7
Processo de desenvolvimento (metodologia)
O
professor irá explicar aos alunos como será o procedimento das aulas com o uso
de celulares, computadores e na sala de informática. Também
irá colocar suas relações de normas de forma informal e deixar que os alunos
também falem sobre o uso desses recursos nas aulas de matemática.
O
professor também irá explicar que a finalidade das aulas que serão para
aprender conteúdos disponíveis ao aprendizado na referida disciplina. Para
isso, quando o professor mencionar que terão que usar o celular, onde os alunos
terão que prestar a atenção nas explicações e realizar as pesquisas sobre
frações.
Perguntar
aos educandos: O que eles entendem por frações e quais são as maiores
dificuldades deles para resolvê-las? Logo o professor indica um site para que eles façam a pesquisa
e após acontece um debate sobre o assunto.
O professor irá explicar aos alunos que os números
naturais sempre tem um sucessor e que é representado pela letra maiúscula “N e que estes números são constituídos pelos
algarismos: 0,1,2,3,4,5,...” O
professor irá perguntar:
2.
Quantos
irmãos você tem?
3.
Quantos
dias têm o ano?
4.
Quantas
quadras você mora de distância da escola?
5. Quantos colegas você tem na sala de
aula?
Diante
dessas perguntas os alunos irão entender o que são números naturais, após o
professor irá pedir que os alunos criem outras perguntas interagindo entre
ambos e realizando estas questões no computador para que todos possam trocar
e-mail para respondê-las.
Logo
o professor irá questionar sobre os números inteiros, onde terá o mesmo
procedimento de pesquisa levando ao questionamento se: Sabem reconhecer os que
são números inteiros? Explicar que existem números inteiros negativos e
positivos e que podem ser representados por conjunto:
Z={...-3,
-2, -1, 0, +1, +2, +3,...}
Pede
para relacionar os números negativos: ..., -3,-2,-1.
E
os positivos: 1,2,3,...
Qual
o único número inteiro que não é positivo nem negativo? Zero (0)
Nas
atividades de porcentagem pedir para os alunos pesquisarem na internet tipos de
frutas, comidas e sucos, para ver quantos irão escolher frutas, comidas e
sucos, logo irão fazer os cálculos das porcentagens com as devidas pesquisas no
computador.
O
professor irá explicar aos alunos que os números decimais são separados por
vírgulas e que estes números podem também representar uma fração e para
resolvê-las é necessário saber muito bem a multiplicação e números divisores.
Portanto, os alunos poderão aproveitar a mesma atividade anterior para explorar
a curiosidade e aos novos conhecimentos.
Logo
irão pesquisar na internet diversos assuntos que os mesmos tenham interesses,
usando sites de pesquisas como: youtube o outros.
Os
alunos irão criar slides para apresentação dos seus trabalhos de pesquisas na
sala de informática.
2.8 Tempo para realização do projeto:
O projeto será de 15 dias para dar tempo de obterem as pesquisas e realizarem os slides para apresentarem aos colegas os resultados encontrados e as atividades que cada grupo realizou.
2.9 Recursos humanos e materiais:
2.10 Desenvolvimento do Projeto de Ensino:
Este tema foi escolhido para ser desenvolvido com a finalidade de que a explicação e a experiência dos alunos possam ser valorizadas, através da verificação visualizada por eles com o uso das ferramentas da Internet, o que favorece ainda mais o conhecimento dos alunos e atraindo-os certamente ao interesse dos recursos tendo como interesse ao aprendizado e que os mesmos não identifiquem o uso da Internet como um passatempo, mas sim uma ferramenta de estudos e pesquisas na disciplina de Matemática.
Portanto, os alunos irão ver que o conteúdo não é difícil e que eles poderão pesquisar qualquer tipo de conteúdo, pois assim estarei estimulando-os aos estudos diferenciados conforme suas necessidades.
Partindo deste projeto o aluno terá o entendimento que os conteúdos não são apenas escritos somente em livros, revistas, ou em outra situação e com isso eles terão outra visão da importância do uso da Internet, isto é, não ficando somente fixados nas redes de comunicações, mas sentindo a necessidade de maiores pesquisas e buscar novos conhecimentos, através do novo aprendizado influenciando a um novo método de ensino.
Para Marcelo Ferbat, “Escolha o melhor material para estudar matemática”. Para o autor estudar Matemática para os alunos é sempre uma dificuldade, porque os mesmos priorizam tudo menos estudar e com isso diante dessa situação vão criando dificuldades para o entendimento e compreensão da disciplina. Portanto, a vídeo aula de matemática ajuda pelo fato de que o aluno assiste a aula e pode retornar quantas vezes forem necessárias.
Ainda
para Marcelo Ferbat, “ ...é necessário muito treino e dedicação”, pois a
prática de exercícios é muito importante na aprendizagem, sendo que para isso o
aluno necessita colocar em ação seu interesse para que o mesmo tenha melhor
rendimento em sala e aula.
Portanto,
Marcelo Ferbat, “...veja a parte que está com dificuldades e volte na
resolução...”, pois para o autor essa tese é muito importante para que o aluno
possa ter certeza de que realmente aprendeu, porque só assim, o aluno consegue
ter sua definição de entendimento pelo fato de que ele está disposto a aprender
quando ocorre a compreensão do conteúdo que está aprendendo.
Muitas
vezes a ludicidade também é necessária para que haja a aprendizagem, ou seja, a
necessidade de jogos pode provocar interesse ao aprender, mas em alguns casos o
uso de data show pode perfeitamente ocupar esse espaço, onde o aluno está
promovido a manter suas atenções a algo que está na sua frente de maneira
diferente, que possa lhe explicar de maneira diversificada.
Marcelo
Ferbat, ainda propõe que “Erre bastante”, porque para ele o errar é pensar que
pode ser revisto para localizar esse ERRO, porém, o aluno percebe que precisa
procurar outro caminho para chegar ao resultado pois a matemática é exata e tem
uma lógica em todo o seu processo.
Segundo a autora NUNES, Morgana ”Se acostume
com a ideia de símbolos. A álgebra é um campo da matemática onde os símbolos,
letras geralmente, são utilizados para substituir números ou representam
números gerais em uma função, como uma fórmula”. No entanto, essa ideia será
passada para os alunos com a finalidade de expressar o conhecimento, através
das explicações e definições para o primeiro entendimento de como funciona a
teoria.
Segundo Cavalcante,Romirys. “ A porcentagem
está bastante presente em nosso dia a dia”, então , a percentagem ou
porcentagem como preferir é sempre uma fração sendo que o denominador é igual a
100. Portanto, o aluno precisa saber que a regra para calcular a percentagem é
relevante para chegarmos aos resultados e com isso, implica em saber a
resolução desse cálculo, mas nunca demonstrar estranheza para que o aluno possa
ter pânico de resolver esse tipo de cálculo e sim orientá-lo a diversas
maneiras de encontrar o resultado.
A relevância dos cálculos de percentagem é
demonstrar ao aluno que o uso da Internet possa ajudá-lo de maneira
demonstrativa e atrativa, onde o mesmo irá pesquisar, indagar, questionar e
saber qual maneira mais eficaz de aprender e compreender que necessitamos dessa
técnica diariamente para compreendermos diversas situações, como: até mesmo
saber montar projetos e calcular a porcentagem de tais resultados de pesquisas.
Ainda para aprender também como transformar
frações em porcentagens, porque o estímulo a pesquisar tais dificuldades ou até
mesmo outros interesses dos alunos, para que ele saiba distinguir os diversos
cálculos levando assim suas considerações aos mais relevantes resultados de
forma organizada para aprender sem obter obstáculos.
Lembrando
sempre que a aprendizagem deverá ser de forma organizada e proporcionando aos
alunos o diálogo com explicações para que os mesmos reconheçam suas capacidades
e também percebam que nada é difícil, pois basta eles sentirem interesses e
buscarem alternativas para melhorar o seu estudo.
Os
alunos poderão pesquisar no Youtube como fonte favorecida, porque lá temos
professores explicando diversos conteúdos e os alunos certamente sentirão
interesses por outros conteúdos e diversas disciplinas o que facilitará o
aprendizado e a busca pela pesquisa.
Segundo
o autor Oliveira, os números inteiros servem para “contar dinheiro, marcar as
horas, medir temperaturas, ...”, isto é, eles estão presentes em diversas
situações do cotidiano, então, os alunos precisam obter essa compreensão para
que o estudo fique prático para os mesmos saberem diferenciar certas situações
de cálculos que obtenha as seguintes operações como: adição, subtração, divisão
e multiplicação.
Ainda
para Oliveira “os números inteiros têm a finalidade para contar objetos” para
isso é necessário que o aluno preencha seus quesitos de indagações que os levem
a curiosidades nas pesquisas na Internet para possíveis condições de
aprendizagens com jogos diversificados como: contagem de dinheiro (situações de
compras e vendas), baralhos, contagem em ordem numérica (objetos), podendo
assim utilizar as quatro operações.
Para
Amanda Gonçalves ”Esses números possuem algumas características que merecem
nossa atenção”, portanto, os números decimais são sempre a preocupação dos
alunos, porque eles encontram dificuldades para executar as operações devido ao
uso de vírgula no processo de execução da operação tanto na divisão, subtração,
adição ou multiplicação.
Amanda
relaciona as operações e relata as dificuldades que os educandos enfrentam para
executá-las e chegar aos devidos resultados. Para esse fim a Internet vem
somar-se a diversidade de atividades demonstrando exercícios de fácil resolução
e com resultados dinâmicos para que o aluno chegue ao resultado com eficácia e
sucesso.
Ainda
os alunos precisam ter a chance de analisar as situações de número decimal com
a fração, isto é, eles irão observar nas atividades as possibilidades de exercícios
encontrados nos sites o quanto há diversidades para questionar qual a melhor
opção de explicação mais clara e eficaz. Portanto, são oportunidades em que os
educandos vão tendo para que eles mesmos tenham a organização e interesse em
pesquisar outros sites de acordo com as necessidades e curiosidades de aprender
cada vez mais, sendo o que chamamos de aprofundar no conhecimento.
Para
Miranda “fração é representação da parte de um todo” conforme a autora a forma
de se representar uma quantidade a partir de um valor, que é dividido por um
determinado número de partes iguais. No entanto, o número fracionário veio da
necessidade e representar quantidades menores que inteiros.
Essa
necessidade de criar uma representação numérica, pode ser analisada em sites de
maneira bem clara e com diversas atividades, como por exemplo: jogos lúdicos
onde os alunos podem realizar trabalhos em duplas e trocar ideias sobre essa
aprendizagem que para eles sempre encontram dificuldades nos termos quando se
trata de Frações. Mas conforme o grande número de conceitos e exemplos para
serem avaliados esse conteúdo é vasto e rico de informações.
Para
a realização dessa pesquisa, quanto ao ponto de vista dos objetivos, essa é uma
pesquisa exploratória com a finalidade de mostrar que é possível criar e
recriar situações para que os alunos possam sentir interesse pelo estudo de
Matemática.
Do
ponto de vista essa é uma pesquisa qualitativa, pois ela está relacionada ao
mundo real pelo fato de haver interação com as atividades, professor e aluno; e
por isso também uma pesquisa descritiva.
Refletindo
sobre a prática da pesquisa o uso dos recursos visam ao interesse dos alunos
devido ao avanço da tecnologia e por este motivo os estímulos ao uso da
Internet em sala de aula só pode somar as novas vantagens que acrescentam novos
conhecimentos aos alunos.
Constata-se
ainda que a tecnologia está inovando e para isso o professor precisa estar
interessado nas mudanças para acompanhar o desenvolvimento de novas etapas na
sala de aula e inovar os conhecimentos para poder criar novas perspectivas aos
nossos alunos.
Porém,
ao apropriar-se dessa tecnologia o professor também precisa estar consciente
que os alunos no primeiro momento irão sentir necessidade de demonstrar
interesse para acessar redes de comunicações e não envolverem-se por assuntos
ligados a sala de aula. Para este fim é necessário o uso do diálogo informal e
regras para o sucesso no final.
Portanto,
usar todo o recurso que a internet dispõe é sempre muito raro, mas sempre tem
algo que se possa usufruir para iniciar no primeiro momento. Mas, lembrando que
o professor precisa relacionar itens e estudar para acompanhar novas
tecnologias.
As
atividades relacionadas na metodologia são analisadas pelo professor e pelos
alunos e ambos precisam criar novos caminhos para perceber que ainda existem
mais oportunidades de pesquisas, isto é, novos sites e autores que vão
relatando suas ideias sobre os conteúdos estudados.
REFERÊNCIAS
FERBAT, Marcelo. Como aprender matemática?
http://matematicazup.com.br/como-aprender-matematica/
CAVALCANTE, Romirys. O que é porcentagem?
http://www.vivendoentresimbolos.com/2015/02/o-que-e-porcentagem.html
OLIVEIRA, Gabriel Alessandro de.
http://brasilescola.uol.com.br/matematica/numeros-inteiros.htm
GONÇALVES, Amanda.
http://brasilescola.uol.com.br/matematica/operacoes-com-numeros-decimais.htm
MIRANDA, Danielle. Definição de fração.
http://brasilescola.uol.com.br/matematica/fracao.htm
DANTE, Luiz Roberto. Tudo é Matemática. Ed. Atica. São Paulo,2004,p.12,16,22,23,26.
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