PROJETO PARA ANOS FINAIS - APRENDENDO A ÁLGEBRA

 


1Tema:   APRENDENDO A ÁLGEBRA:   A tecnologia como aliada no processo de Ensino

Autor: Douglas de Moura Borges

 2.2 Justificativa

 A importância de trabalhar com os alunos a disciplina de Matemática usando a informática como uma ferramenta de estudo no que requer atenção e estímulo, portanto, as pesquisas que os alunos realizam neste meio é sem sombra de dúvidas uma grande vantagem para ele e que se pode mostrar aos alunos o porquê é necessário este contato, já que a tecnologia se faz presente diariamente. Contudo, facilita o ensino aprendizagem, através de estímulos para fins de sentirem o interesse pela Matemática. Portanto, os alunos estão sempre fugindo dos compromissos com relação à Matemática, então, é favorável que ele aproveite esta nova tecnologia e que ao aprender a usá-la só terão benefícios aos novos conhecimentos.

O computador está se tornando uma ferramenta muito importante para auxiliar os educandos tanto em casa como nas salas de aula, por isso, é que todo o professor deverá ter em mente que tanto o uso de celulares, datashow, vídeos, etc., o aluno estará de certa forma sentindo-se mais atualizado e confiante.

Por outro lado, o professor também precisa estar confiante diante de seus alunos com relação ao uso da informatização em sala de aula na sua devida disciplina.

Para Marcelo a grande importância de o professor saber como aproveitar essa ferramenta tão importante e de total relevância em suas aulas sem que os alunos não passem a pensar que seja uma perda de tempo, com apenas algumas horas usando esse recurso como apenas opção, mas sim dando importância e mostrando que é possível fazer pesquisas, questionar entre colegas e professor e encontrar outros métodos de aprendizagem.

Assim, como para Oliveira quando relata que “contar dinheiro, marcar as horas, medir temperaturas, ...” é algo que está no dia a dia de todas as pessoas, isto cabe também aprender novos métodos para medir temperaturas, conhecer a história como começou? quem descobriu? Isto é, o surgimento de todas as coisas que estão a nossa volta e que hoje encontram-se postas na Internet para que todos tenham a facilidade para pesquisar e adquiri esse conhecimento.

Portanto, esse artigo foi escolhido para nível de sétimo ano do ensino fundamental.

 

2.3 Série/Ano para o qual o projeto se destina:  O projeto destina-se para 7º ANO do Ensino Fundamental

 2.4 Objetivos

 Objetivo geral:  v  Estimular os alunos a pesquisar sobre os números naturais e inteiros; decimais, porcentagens e frações, através da internet usando as ferramentas de forma adequada, como: o Youtube, celular (calculadora) e slides.

 

Objetivos específicos:

 v  Estimular o uso de calculadora com o celular para realizar cálculos matemáticos como: divisão, multiplicação, soma e diminuição.

v  Controlar o uso do celular em sala de aula para que os alunos não possam direcionar suas atenções para outros fins.

v  Criar oportunidade para o uso de slides em data show em sala de aula para apresentar e explicar os devidos conteúdos.

v  Oportunizar o aluno a questionar e indagar sobre o uso da tecnologia em sala de aula com finalidades para aprendizagens de matemática.

v  Procurar na internet assuntos que apareçam porcentagens, frações, números decimais, números inteiros e naturais. Verificar em que aparecem esses números e discuti-los.

v  Compreender e participar das ideias do professor e alunos ao acompanhar os vídeos no youtube, com os exercícios e outros sites com explicações.

 

 2.5 Problematização

 

POR QUE ENSINAR MATEMÁTICA EM SALA DE AULA, ATRAVÉS DA INFORMATIZAÇÃO?

O uso da tecnologia na sala de aula é muito importante para que os alunos possam aprender de maneira pratica e com entusiasmo, porque muitos alunos ainda têm a dificuldade para o aprendizado de matemática.

Ensinar matemática na sala de aula é desafiador, porque muitos alunos têm a percepção que o celular é só para estar conectado nas redes de comunicações e por isso, o professor precisa estar bem consciente que os alunos irão se mostrar com ideias voltadas para suas finalidades, mas isso é, preciso ser mudado.

Nesse processo o importante é que os alunos sejam bem instruídos para que não haja constrangimentos entre professor e os mesmos. Para que os alunos aprendam com entusiasmo é necessário que antes de tudo seja feita uma conversação informal com todos da classe e sem mantenham regras claras e objetivas.

Para isso o uso da sala de informática precisa estar organizado de forma que os alunos tenham sempre a satisfação de sentirem-se bem durante as aulas de matemática.

Muitos alunos se perguntam porque estudar matemática, mas sabe-se que é umas das disciplinas que estão sempre a nossa volta e faz parte de todas as etapas de seus cotidianos e em qualquer disciplina o uso da matemática se apresenta por algum motivo.

O uso de cálculos, com multiplicações, frações, porcentagens e números inteiros se faz presente na vida de qualquer pessoa, por isso, os alunos necessitam saber e obter essa consciência e que ao longo de suas vidas se farão necessário.

Em relevância o estudo da matemática com o uso de celulares, computadores e sala de Informática se subentendem que os alunos passam a ter uma aceitação de 100% de aprovação.

 

2.6 Conteúdos Curriculares

 

v  Frações.

v  Números naturais.

v  Números inteiros.

v  Porcentagens.

v  Decimais.

 

2.7 Processo de desenvolvimento (metodologia)

 

O professor irá explicar aos alunos como será o procedimento das aulas com o uso de celulares, computadores e na sala de informática. Também irá colocar suas relações de normas de forma informal e deixar que os alunos também falem sobre o uso desses recursos nas aulas de matemática.

O professor também irá explicar que a finalidade das aulas que serão para aprender conteúdos disponíveis ao aprendizado na referida disciplina. Para isso, quando o professor mencionar que terão que usar o celular, onde os alunos terão que prestar a atenção nas explicações e realizar as pesquisas sobre frações.

Perguntar aos educandos: O que eles entendem por frações e quais são as maiores dificuldades deles para resolvê-las? Logo o professor  indica um site para que eles façam a pesquisa e após acontece um debate sobre o assunto.

O professor  irá explicar aos alunos que os números naturais sempre tem um sucessor e que é representado pela letra maiúscula “N  e que estes números são constituídos pelos algarismos: 0,1,2,3,4,5,...” O professor irá perguntar:

1.    Quantos anos você tem?

2.    Quantos irmãos você tem?

3.    Quantos dias têm o ano?

4.    Quantas quadras você mora de distância da escola?

5.    Quantos colegas você tem na sala de aula?

Diante dessas perguntas os alunos irão entender o que são números naturais, após o professor irá pedir que os alunos criem outras perguntas interagindo entre ambos e realizando estas questões no computador para que todos possam trocar e-mail para respondê-las.

Logo o professor irá questionar sobre os números inteiros, onde terá o mesmo procedimento de pesquisa levando ao questionamento se: Sabem reconhecer os que são números inteiros? Explicar que existem números inteiros negativos e positivos e que podem ser representados por conjunto:

 Z={...-3, -2, -1, 0, +1, +2, +3,...}

Pede para relacionar os números negativos: ..., -3,-2,-1.

E os positivos: 1,2,3,...

Qual o único número inteiro que não é positivo nem negativo? Zero (0)

Nas atividades de porcentagem pedir para os alunos pesquisarem na internet tipos de frutas, comidas e sucos, para ver quantos irão escolher frutas, comidas e sucos, logo irão fazer os cálculos das porcentagens com as devidas pesquisas no computador.

O professor irá explicar aos alunos que os números decimais são separados por vírgulas e que estes números podem também representar uma fração e para resolvê-las é necessário saber muito bem a multiplicação e números divisores. Portanto, os alunos poderão aproveitar a mesma atividade anterior para explorar a curiosidade e aos novos conhecimentos.

Logo irão pesquisar na internet diversos assuntos que os mesmos tenham interesses, usando sites de pesquisas como: youtube o outros.

Os alunos irão criar slides para apresentação dos seus trabalhos de pesquisas na sala de informática.

 

2.8 Tempo para realização do projeto:

O projeto será de 15 dias para dar tempo de obterem as pesquisas e realizarem os slides para apresentarem aos colegas os resultados encontrados e as atividades que cada grupo realizou.

 

2.9 Recursos humanos e materiais:

 Material permanente, alunos e professor; computador e sala de informática, data show, pesquisas, celulares dos alunos e sala de aula.

 

2.10 Desenvolvimento do Projeto de Ensino:

Este tema foi escolhido para ser desenvolvido com a finalidade de que a explicação e a experiência dos alunos possam ser valorizadas, através da verificação visualizada por eles com o uso das ferramentas da Internet, o que favorece ainda mais o conhecimento dos alunos e atraindo-os certamente ao interesse dos recursos tendo como interesse ao aprendizado e que os mesmos não identifiquem o uso da Internet como um passatempo, mas sim uma ferramenta de estudos e pesquisas na disciplina de Matemática.

Portanto, os alunos irão ver que o conteúdo não é difícil e que eles poderão pesquisar qualquer tipo de conteúdo, pois assim estarei estimulando-os aos estudos diferenciados conforme suas necessidades.

Partindo deste projeto o aluno terá o entendimento que os conteúdos não são apenas escritos somente em livros, revistas, ou em outra situação e com isso eles terão outra visão da importância do uso da Internet, isto é, não ficando somente fixados nas redes de comunicações, mas sentindo a necessidade de maiores pesquisas e buscar novos conhecimentos, através do novo aprendizado influenciando a um novo método de ensino.

Para Marcelo Ferbat, “Escolha o melhor material para estudar matemática”. Para o autor estudar Matemática para os alunos é sempre uma dificuldade, porque os mesmos priorizam tudo menos estudar e com isso diante dessa situação vão criando dificuldades para o entendimento e compreensão da disciplina. Portanto, a vídeo aula de matemática ajuda pelo fato de que o aluno assiste a aula e pode retornar quantas vezes forem necessárias.

Ainda para Marcelo Ferbat, “ ...é necessário muito treino e dedicação”, pois a prática de exercícios é muito importante na aprendizagem, sendo que para isso o aluno necessita colocar em ação seu interesse para que o mesmo tenha melhor rendimento em sala e aula.

Portanto, Marcelo Ferbat, “...veja a parte que está com dificuldades e volte na resolução...”, pois para o autor essa tese é muito importante para que o aluno possa ter certeza de que realmente aprendeu, porque só assim, o aluno consegue ter sua definição de entendimento pelo fato de que ele está disposto a aprender quando ocorre a compreensão do conteúdo que está aprendendo.

Muitas vezes a ludicidade também é necessária para que haja a aprendizagem, ou seja, a necessidade de jogos pode provocar interesse ao aprender, mas em alguns casos o uso de data show pode perfeitamente ocupar esse espaço, onde o aluno está promovido a manter suas atenções a algo que está na sua frente de maneira diferente, que possa lhe explicar de maneira diversificada.

Marcelo Ferbat, ainda propõe que “Erre bastante”, porque para ele o errar é pensar que pode ser revisto para localizar esse ERRO, porém, o aluno percebe que precisa procurar outro caminho para chegar ao resultado pois a matemática é exata e tem uma lógica em todo o seu processo.

Segundo a autora NUNES, Morgana ”Se acostume com a ideia de símbolos. A álgebra é um campo da matemática onde os símbolos, letras geralmente, são utilizados para substituir números ou representam números gerais em uma função, como uma fórmula”. No entanto, essa ideia será passada para os alunos com a finalidade de expressar o conhecimento, através das explicações e definições para o primeiro entendimento de como funciona a teoria.

Segundo Cavalcante,Romirys. “ A porcentagem está bastante presente em nosso dia a dia”, então , a percentagem ou porcentagem como preferir é sempre uma fração sendo que o denominador é igual a 100. Portanto, o aluno precisa saber que a regra para calcular a percentagem é relevante para chegarmos aos resultados e com isso, implica em saber a resolução desse cálculo, mas nunca demonstrar estranheza para que o aluno possa ter pânico de resolver esse tipo de cálculo e sim orientá-lo a diversas maneiras de encontrar o resultado.

A relevância dos cálculos de percentagem é demonstrar ao aluno que o uso da Internet possa ajudá-lo de maneira demonstrativa e atrativa, onde o mesmo irá pesquisar, indagar, questionar e saber qual maneira mais eficaz de aprender e compreender que necessitamos dessa técnica diariamente para compreendermos diversas situações, como: até mesmo saber montar projetos e calcular a porcentagem de tais resultados de pesquisas.

Ainda para aprender também como transformar frações em porcentagens, porque o estímulo a pesquisar tais dificuldades ou até mesmo outros interesses dos alunos, para que ele saiba distinguir os diversos cálculos levando assim suas considerações aos mais relevantes resultados de forma organizada para aprender sem obter obstáculos.

Lembrando sempre que a aprendizagem deverá ser de forma organizada e proporcionando aos alunos o diálogo com explicações para que os mesmos reconheçam suas capacidades e também percebam que nada é difícil, pois basta eles sentirem interesses e buscarem alternativas para melhorar o seu estudo.

Os alunos poderão pesquisar no Youtube como fonte favorecida, porque lá temos professores explicando diversos conteúdos e os alunos certamente sentirão interesses por outros conteúdos e diversas disciplinas o que facilitará o aprendizado e a busca pela pesquisa.

Segundo o autor Oliveira, os números inteiros servem para “contar dinheiro, marcar as horas, medir temperaturas, ...”, isto é, eles estão presentes em diversas situações do cotidiano, então, os alunos precisam obter essa compreensão para que o estudo fique prático para os mesmos saberem diferenciar certas situações de cálculos que obtenha as seguintes operações como: adição, subtração, divisão e multiplicação.

Ainda para Oliveira “os números inteiros têm a finalidade para contar objetos” para isso é necessário que o aluno preencha seus quesitos de indagações que os levem a curiosidades nas pesquisas na Internet para possíveis condições de aprendizagens com jogos diversificados como: contagem de dinheiro (situações de compras e vendas), baralhos, contagem em ordem numérica (objetos), podendo assim utilizar as quatro operações.

Para Amanda Gonçalves ”Esses números possuem algumas características que merecem nossa atenção”, portanto, os números decimais são sempre a preocupação dos alunos, porque eles encontram dificuldades para executar as operações devido ao uso de vírgula no processo de execução da operação tanto na divisão, subtração, adição ou multiplicação.

Amanda relaciona as operações e relata as dificuldades que os educandos enfrentam para executá-las e chegar aos devidos resultados. Para esse fim a Internet vem somar-se a diversidade de atividades demonstrando exercícios de fácil resolução e com resultados dinâmicos para que o aluno chegue ao resultado com eficácia e sucesso.

Ainda os alunos precisam ter a chance de analisar as situações de número decimal com a fração, isto é, eles irão observar nas atividades as possibilidades de exercícios encontrados nos sites o quanto há diversidades para questionar qual a melhor opção de explicação mais clara e eficaz. Portanto, são oportunidades em que os educandos vão tendo para que eles mesmos tenham a organização e interesse em pesquisar outros sites de acordo com as necessidades e curiosidades de aprender cada vez mais, sendo o que chamamos de aprofundar no conhecimento.

Para Miranda “fração é representação da parte de um todo” conforme a autora a forma de se representar uma quantidade a partir de um valor, que é dividido por um determinado número de partes iguais. No entanto, o número fracionário veio da necessidade e representar quantidades menores que inteiros.

Essa necessidade de criar uma representação numérica, pode ser analisada em sites de maneira bem clara e com diversas atividades, como por exemplo: jogos lúdicos onde os alunos podem realizar trabalhos em duplas e trocar ideias sobre essa aprendizagem que para eles sempre encontram dificuldades nos termos quando se trata de Frações. Mas conforme o grande número de conceitos e exemplos para serem avaliados esse conteúdo é vasto e rico de informações.

 2.11 Avaliação

 Quanto à forma de abordagem das atividades e pesquisas estimulando o uso de Internet em sala de aula requer sempre uma atenção especial voltado para os educandos, pois, os mesmos são alvo para que obtenhamos ótimos resultados.

Para a realização dessa pesquisa, quanto ao ponto de vista dos objetivos, essa é uma pesquisa exploratória com a finalidade de mostrar que é possível criar e recriar situações para que os alunos possam sentir interesse pelo estudo de Matemática.

Do ponto de vista essa é uma pesquisa qualitativa, pois ela está relacionada ao mundo real pelo fato de haver interação com as atividades, professor e aluno; e por isso também uma pesquisa descritiva.

Refletindo sobre a prática da pesquisa o uso dos recursos visam ao interesse dos alunos devido ao avanço da tecnologia e por este motivo os estímulos ao uso da Internet em sala de aula só pode somar as novas vantagens que acrescentam novos conhecimentos aos alunos.

Constata-se ainda que a tecnologia está inovando e para isso o professor precisa estar interessado nas mudanças para acompanhar o desenvolvimento de novas etapas na sala de aula e inovar os conhecimentos para poder criar novas perspectivas aos nossos alunos.

Porém, ao apropriar-se dessa tecnologia o professor também precisa estar consciente que os alunos no primeiro momento irão sentir necessidade de demonstrar interesse para acessar redes de comunicações e não envolverem-se por assuntos ligados a sala de aula. Para este fim é necessário o uso do diálogo informal e regras para o sucesso no final.

Portanto, usar todo o recurso que a internet dispõe é sempre muito raro, mas sempre tem algo que se possa usufruir para iniciar no primeiro momento. Mas, lembrando que o professor precisa relacionar itens e estudar para acompanhar novas tecnologias.

As atividades relacionadas na metodologia são analisadas pelo professor e pelos alunos e ambos precisam criar novos caminhos para perceber que ainda existem mais oportunidades de pesquisas, isto é, novos sites e autores que vão relatando suas ideias sobre os conteúdos estudados.

 

REFERÊNCIAS

 NUNES, Morgana. Como resolver problemas de álgebra da oitava série. http://www.ehow.com.br/resolver-problemas-algebra-oitava-serie-como_147607/

 FERBAT, Marcelo. Como aprender matemática?

 http://matematicazup.com.br/como-aprender-matematica/

 CAVALCANTE, Romirys. O que é porcentagem?

http://www.vivendoentresimbolos.com/2015/02/o-que-e-porcentagem.html

 OLIVEIRA, Gabriel Alessandro de.

http://brasilescola.uol.com.br/matematica/numeros-inteiros.htm

 GONÇALVES, Amanda.

http://brasilescola.uol.com.br/matematica/operacoes-com-numeros-decimais.htm

 MIRANDA, Danielle. Definição de fração.

http://brasilescola.uol.com.br/matematica/fracao.htm

 DANTE, Luiz Roberto. Tudo é Matemática. Ed. Atica. São Paulo,2004,p.12,16,22,23,26.

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PINTURA COM COTONETE