A GEOMETRIA NO GEOGEBRA

 





 PROJETO DE ENSINO DE MATEMÁTICA

Tema: A geometria no GeoGebra

Turma: 8º ano

Duração: 5 aulas

Justificativa: O ensino da geometria tem sido objeto de discussões e controvérsias. É um assunto de grande importância na escola, mas tem ficado em segundo plano no Ensino Fundamental e Médio, partimos desta ótica para unirmos a geometria com o GeoGebra, que é um um programa de matemática dinâmica, feito com o intuito de ser utilizado em sala de aula, o qual junta aritmética, álgebra, geometria e cálculo. O GeoGebra possibilita o desenho de pontos, vetores, segmentos, linhas e funções, e ainda, a alteração dinâmica deles, assim que terminados.Com o GeoGebra também é possível inserir equações e coordenadas diretamente nos gráficos. Além disso, ele consegue lidar com variáveis de números, vetores e pontos, achar derivadas, integrais de funções e, até mesmo, oferece diversos comandos para a resolução de contas.

Objetivos: Explorar o software Geogebra  suas funções. Testar conjecturas durante a resolução de problemas e validar a consistência das construções. Interagir em grupo de forma cooperativa. Construir figuras no plano cartesiano, realizar cálculos de área e perímetro e distância dentre dois pontos. Representar figuras geométricas através do software, calcular a soma dos ângulos internos do triângulo; identificar semelhança nas figuras geométricas, Comparar semelhança de figuras. Analisar dados no plano cartesiano, localizar  e representar figuras.Saber o que é ponto,reta,plano e espaço.

Atividades:  apresentação do GeoGebra aos alunos, conversa sobre ponto,reta,plano e espaço. Costruição das figuras geométricas planas, representação das figuras no plano cartesiano, cálculo da distância entre dois pontos, cálculo de  área e perímetro, cálculo da soma dos ângulos internos dos triângulos,localização das figuras no plano cartesiano,comparação de figuras semelhantes. As atividades acima serão desenvolvidas com o auxílio do software.Os alunos serão levados ao laboratório de informática e deverão trabalhar em duplas. Cada dupla deverá ter os registros/ anotações no seu caderno.

Fontes: Site da revista nova escola e GeoGebra online.

                         Avaliação: A avaliação do projeto será de forma contínua, no decorrer das aulas a professora irá propor atividades em que os alunos sintam-se desafiados. Após haverá uma gincana “Geogébrica”, com o auxílio do software.

Referências Bibliográficas: http://rede.novaescolaclube.org.br/planos-de-aula/ambientacao-com-o-geogebra.  / https://web.geogebra.org/

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVIDADES COM ROLOS DE PAPEL HIGIÊNICO