A GEOMETRIA NO GEOGEBRA
PROJETO DE ENSINO DE MATEMÁTICA
Tema: A geometria
no GeoGebra
Turma: 8º ano
Duração: 5 aulas
Justificativa: O
ensino da geometria tem sido objeto de discussões e controvérsias. É um assunto
de grande importância na escola, mas tem ficado em segundo plano no Ensino
Fundamental e Médio, partimos desta ótica para unirmos a geometria com o
GeoGebra, que é um um programa de matemática dinâmica, feito com o intuito de
ser utilizado em sala de aula, o qual junta aritmética, álgebra, geometria e
cálculo. O GeoGebra possibilita o desenho de pontos, vetores, segmentos, linhas
e funções, e ainda, a alteração dinâmica deles, assim que terminados.Com o
GeoGebra também é possível inserir equações e coordenadas diretamente nos
gráficos. Além disso, ele consegue lidar com variáveis de números, vetores e
pontos, achar derivadas, integrais de funções e, até mesmo, oferece diversos
comandos para a resolução de contas.
Objetivos: Explorar
o software Geogebra suas funções. Testar
conjecturas durante a resolução de problemas e validar a consistência das
construções. Interagir em grupo de forma cooperativa. Construir figuras no
plano cartesiano, realizar cálculos de área e perímetro e distância dentre dois
pontos. Representar figuras geométricas através do software, calcular a soma
dos ângulos internos do triângulo; identificar semelhança nas figuras
geométricas, Comparar semelhança de figuras. Analisar dados no plano
cartesiano, localizar e representar
figuras.Saber o que é ponto,reta,plano e espaço.
Atividades: apresentação do GeoGebra aos alunos, conversa
sobre ponto,reta,plano e espaço. Costruição das figuras geométricas planas,
representação das figuras no plano cartesiano, cálculo da distância entre dois
pontos, cálculo de área e perímetro,
cálculo da soma dos ângulos internos dos triângulos,localização das figuras no
plano cartesiano,comparação de figuras semelhantes. As atividades acima serão
desenvolvidas com o auxílio do software.Os alunos serão levados ao laboratório
de informática e deverão trabalhar em duplas. Cada dupla deverá ter os
registros/ anotações no seu caderno.
Fontes: Site da
revista nova escola e GeoGebra online.
Avaliação: A
avaliação do projeto será de forma contínua, no decorrer das aulas a professora
irá propor atividades em que os alunos sintam-se desafiados. Após haverá uma
gincana “Geogébrica”, com o auxílio do software.
Referências Bibliográficas: http://rede.novaescolaclube.org.br/planos-de-aula/ambientacao-com-o-geogebra. / https://web.geogebra.org/
Comentários