PROJETO PARA ANOS FINAIS - O CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS
1.
a) Um termômetro foi colocado na cidade de Uruguaiana e marcou dez graus acima de zero durante o dia e, dois abaixo de zero durante a noite. Como posso representar as temperaturas registradas nesta cidade.
2. Durante uma experiência, a temperatura foi medida e estava marcando – 3ºC. O professor pediu para baixar 5ºC essa temperatura. Qual será a nova temperatura registrada?
3. Para fazer um bolo, Renata gastou R$ 27,00. Ela vendeu o bolo por R$ 70,00. Qual foi o seu lucro?
4. Uma empresa deve R$ 8.400,00 para seus funcionários, mas irá receber R$ 7.300,00 de outra empresa. Ela quitará a divida ou ficará devendo?
5. José depositou em sua conta bancária as importâncias de R$ 300,00 e R$ 200,00. Posteriormente, retirou R$ 350,00 e R$ 250,00. O saldo de sua conta corrente é?
6. Um pessoa tem R$ 400,00 na sua conta bancária e faz, sucessivamente, as seguintes operações bancárias:
Coloca R$ 200,00
Retira R$ 500,00
Coloca R$ 300,00
Retira R$ 600,00
Qual é o seu saldo final?
7 Um jogador ganha R$ 3.000,00 em uma aposta e perde R$ 3.500,00 em outra. O resultado final das duas apostas pode ser representado por quanto?
8) Uma retirada de R$ 360,00 de uma conta bancária
9) um crédito de R$ 457,00/ um saldo devedor de R$
658,00.
10) um mergulhador saltou de um ponto situado a
11)O ponto mais alto de Brasil é o pico da Neblina,
que tem altitude de
12)
Represente as altitudes considerando o nível do mar. a)
2) Observe os números e diga:
-15, +6, -1, 0, +54, 12, -93, -8, +23, -72, +72
-10,35,22,-63
a) Quais os números inteiros negativos?
b) Quais são os números inteiros positivos?
c) Qual o número inteiro que não é nem positivo nem negativo?
3)
Quais das seguintes sentenças são verdadeiras ou falsas.
a) +4 = -4 ( )
b) -6 =- 6 ( )
c) -8 = 8 ( )
d) 93 = 93 ( )
e) Os inteiros
não negativos são formados pelo zero e
os positivos. ( )
f) Os inteiros
não nulos, não incluem o zero. ( )
g)Os inteiros
não negativos e não nulos são formados pelos números positivos ( )
4) Representação dos Números Inteiros na reta
Vamos traçar
uma reta no quadro e marcar o ponto 0. À direta do ponto 0, assinalemos os
pontos que correspondem aos números positivos e à esquerda de 0, os números
negativos. Cada aluno ganha´ra uma folha para representar esta reta. Após serão
explicados antecessor e sucessor, números opostos, números de maior valor e os
que estão compreendidos entre um número e outro.
Os alunos
ganharão uma folha contendo as seguintes questões:
a) Qual é o antecessor e sucessor de +8?
b) Qual é o antecesssor e sucessor de
-6?
c) Qual é o antecessor e sucessor de 0 ?
d) Quais os números compreendidos entre
1 e 7
e) Quais os números compreendidos entre -3 e 3
f) O oposto de +5 =
g) O oposto de -9 =
h) O oposto de -15 =
i) O oposto de +234=
j)Qual é o maior :
+1 ou -10
+30 ou 0
-20 ou 0
-50 ou +50
-30 ou -15
Recursos: material impresso ,texto, folhas sulfites, fichas
.
Avaliação: Através da correção dos cadernos e correção no quadro.
Observação:
Conteúdos:
Adição e Subtração de números inteiros,
antecessor e sucessor, números simétricos, comparação de números inteiros.
Objetivos:
·
Reconhecer, interpretar e resolver problemas
com números inteiros, envolvendo diferentes significados das operações adição e
subtração.
·
Indentificar antecessor, sucessor e número
simétrico dos números.
·
Desenvolver estratégias de raciocínio para
resolver problemas ao jogar matix.
·
Trabalhar em grupo de forma cooperativa.
Procedimentos:
1) Subtração de números inteiros
Será explicado como é feita a subtração dos números
inteiros a partir dos seguintes exemplos:
1)
Certo dia na
Barra do Quaraí, a tempertura mínima foi de -2°C e a máxima, foi de 5°C. Qual
foi a variação de temperatura?
R: A
variação foi dada pela diferença (+5) –
( -2) =7°C
Se a temperatura mínima tivesse sido 5°C e a
máxima, 11°C. Qual teria sido a variação?
Qual é o resultado de (-38) – (-16)?
João tinha um saldo de –R$ 254,00 em sua conta
bancária e emitiu um cheque de R$126,00. Que saldo apresentará sua conta após o
desconto do cheque?
Trabalho de Matemática
Nome: _____________________________________________________
1) Responda as seguintes questões:
·
O que é um conjunto numérico?
·
O que é o Conjunto dos Números Inteiros?
·
O que são os inteiros não-nulos ?
·
O que são os inteiros não positivos e não
nulos?
·
Quais
são os inteiros não positivos?
2) Observe os números e
diga:
-15, +6, -1, 0, +52, 12, -43, -8, +73, -32, +22
-10,35,62, -6, -7
a) Quais os números inteiros negativos?
b) Quais são os números inteiros positivos?
c) Qual o número inteiro que não é nem positivo nem negativo?
3) Completa a reta
numérica e responda as seguintes questões:
a) Qual é
o antecessor e sucessor de +5?
b) Qual é o antecessor e sucessor de
-3?
c) Qual é o antecessor e sucessor de 0 ?
d) Quais os números compreendidos entre
0 e 9
e) Quais os números compreendidos entre -7 e 3
f) O oposto de +16 =
g) O oposto de -9 =
h) O oposto de +10 =
i) O oposto de +11=
Hora de jogar Matix.
É um jogo de tabuleiro, com fichas com números negativos e positivos. A meta do jogador é conseguir o maior número de pontos (indicados nas fichas), ele tem de pensar nas melhores opções de movimento, assim como prever o do adversário para forçá-lo a ficar com as peças de valor mais baixo, principalmente as negativas. A turma será dividida em grupos.
Regras do jogo:
Dividir a turma em grupos de quatro componentes. Cada grupo deve ter apenas um jogo.
2) Pedir aos alunos que embaralhem as peças do jogo e as distribua sobre o tabuleiro, aleatoriamente, com os números e a estrela virados para baixo.
3) Os adversários devem “tirar” par ou ímpar, para saber quem irá jogar no sentido horizontal (linha) e quem irá jogar no sentido vertical (coluna) do tabuleiro. Essas posições deverão ser mantidas até o final da partida.
4) Os adversários devem “tirar” par ou ímpar novamente, agora, para saber quem dará início ao jogo.
5) Para iniciar o jogo as peças devem ser todas viradas para cima.
6) Cada jogador, na sua vez, deve escolher um número do tabuleiro, retirar esse número para si e colocar no seu lugar a estrela, lembrando-se, sempre, que deverá jogar na posição que escolheu anteriormente (linha ou coluna).
7) O segundo jogador deverá escolher outro número na mesma linha ou coluna em que a estrela foi colocada pelo jogador anterior, retirá-lo para si e colocar no seu lugar a estrela e assim sucessivamente.
8) O jogo termina quando não restarem mais números no tabuleiro ou quando um jogador não puder fazer mais nenhuma movimentação.
9) O vencedor será aquele que conseguir o maior saldo de pontos.
Recursos: Folhas impressas, cartolinas, fichas e tabuleiros, quadro, giz
Avaliação: Através da cooperação, do desenvolvimento de estratégias para a resolução de problemas
Observação:
PLANO DE AULA 3
Conteúdos: Reta númerica, antecessor e sucessor, números simétricos, comparação de números inteiros,Adição de números inteiros.
Objetivos:
* Desenvolver o raciocínio lógico matemático, resolvendo operações de adição
*reconhecer, interpretar e resolver problemas com números inteiros., *Representar os números inteiros na reta numérica.*Identificar antecessor , sucessor e sequência numérica,
*Reconhecer números opostos na reta. * Comparar números inteiros.
Procedimentos:
*Correção dos exercícios da aula anterior.
*Continuação da aula anterior ( exercícios 2 e 3 serão passados no quadro).
* Reta numérica ( será dado impressa para realizarem a leitura e explicação no quadro).Os alunos construirão a reta numa folha sulfite e deverão clar no caderno.
RETA NUMÉRICA DOS NÚMEROS INTEIROS :É uma forma de representar geometricamente o conjunto Z, considerando o número 0 como a origem. Ela pode estar tanto na horizontal quanto na vertical.No caso de a reta ser horizontal, temos do lado direito da origem os números positivos ex:+4 , e do lado esquerdo da origem os números negativos.No caso de a reta ser vertical, temos acima da origem os números positivos, e, abaixo da origem, os números negativos. Podemos afirmar que todos os números inteiros possuem um e somente um antecessor e também um e somente um sucessor.
NÚMEROS SIMÉTRICOS OU OPOSTOS: Os números opostos também são denominados simétricos, isto é, números que quando representados na reta numérica possuem a mesma distância da origem.
COMPARAÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS:Para comparar números inteiros segui-se os seguintes critérios:O número que está à direita de outro na reta numérica é maior do que ele. O número que está à esquerda de outro na reta numérica é menor que ele. O zero é maior que qualquer número negativo.O zero é menor que qualquer número positivo.
MÓDULO OU VALOR ABSOLUTO DE UM NÚMERO INTEIRO- Dado um número inteiro, o seu módulo é a distância, medida na reta numérica, entre o ponto onde ele está situado e o ponto onde está situado o 0. Isto é quantas casas há do número até o zero.
Exercícios:
Responda as seguintes questões:
a)Qual é o antecessor e sucessor de +8? b) Qual é o antecesssor e sucessor de -6? c) Qual é o antecessor e sucessor de 0 ? d) Quais os números compreendidos entre 1 e 7 e) Quais os números compreendidos entre -3 e 3 f) O oposto de +5 = g) O oposto de -9 = h) O oposto de -15 = i) O oposto de +234=
j) Complete as sentenças com os símbolos > (maior) ou < (menor).+1 -10 /+30 0 / -20 0 / -50 +50/ -30 -15 .
*Adição de números inteiros: Na adição de números inteiros, somam-se as parcelas:
**Sinais iguais na soma ou na subtração: some os números e conserve o sinal.
Regra do sinal: (+) + (+) = +
(–) + (–) = – Exemplos:+ 2 + 5 = + 7 + 10 + 22 = + 32 – 5 – 4 = – 9 – 56 – 12 = – 68
**Sinais diferentes: conserve o sinal do maior número e subtraia.
Regra do sinal:(+) + (–) = –
(–) + (+) = –.
Exemplos: 3 – 4 = – 1 → O maior número é o quatro; logo, o sinal no resultado foi negativo.
– 15 + 20 = + 5 → O maior número é o vinte; logo, o sinal no resultado foi positivo.
Calcule:
a) (+26)+(-14)=
b) (-54)+(-17)=
c) (-65) +(+39)=
d) (-103)+(-84)=
e) (-27)+0=
f) (-65)+(+65)=
Observações:
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