PROJETO PROFISSÕES - ANOS INICIAIS
PROJETO PARA ANOS INICIAIS
TEMA: Profissões
TÍTULO: Quem faz o que?
PERÍODO DE DURAÇÃO:
aproximadamente 7 dias
JUSTIFICATIVA:
O tema Profissões busca propor discussões que valorizem os
diferentes tipos de trabalho como forma de expressão cultural. Com esses
pressupostos a serem estudados a criança passará a conhecer o perfil do
profissional no mercado de trabalho atual, as diversidades de profissões e suas
contribuições na sociedade, favorecendo a construção da identidade pessoal com
novas perspectivas e projetos de vida; relacionando –as com a profissão de seus
familiares.
A criança desde muito cedo apresenta grande interesse pela
vida do adulto, e é desse modo que as
profissões aparecem com frequência em suas brincadeiras do faz de conta.
Enquanto as crianças brincam, elaboram e reelaboram as profissões colocando no
lugar dos pais ou do professor.
Explorar esse tema dentro do ambiente escolar é muito importante porque possibilita ampliar
o conhecimento dos alunos com relação às diversas profissões e também colaborar
para que todas desenvolvam atitudes de respeito e cooperação com as pessoas em
suas diferentes funções.
Os parâmetros curriculares valorizam o tema transversal a
partir desde princípio as crianças valorizam e respeitam às diversas profissões
do nosso município. O tema profissões busca propor discutir entre as crianças para que essas possam conhecer as profissões dos próprios pais e dos demais
colegas.
Élder Howard W.
Hunter nos fornece algumas diretrizes na escolha de uma
profissão: “O emprego que escolhemos deve ser honroso e desafiador. Idealmente,
devemos procurar um emprego com o qual nos identifiquemos por interesse,
capacidade e treinamento. O trabalho [de uma pessoa] deve oferecer mais do que
proventos adequados; deve dar à pessoa uma sensação de valor próprio e ser-lhe
um prazer para ela—algo que aguarda fazer ansiosamente todos os dias.
OBETIVO GERAL: Oportunizar as crianças a fazerem descobertas através de histórias,
pesquisas, experiências, vivências; conhecendo a diversidade das profissões ,
valorizando-as nos diferentes ambientes em que
se apresentam.
HABILIDADES:
Adequar
Adivinhar
Adotar
Ampliar
Compreender
Cooperar
Demonstrar
Desenvolver
Dialogar
Elaborar
Explorar
Expressar
Identificar
Interagir
Interpretar
Localizar
Localizar-se
Mover-se
Observar
Oportunizar
Orientar-se
Ouvir
Participar
Pesquisar
Posicionar-se
Praticar
Produzir
Promover
Provocar
Qualificar
Realizar
Reconhecer
Recrear-se
Relacionar
Respeitar
Trabalhar
Utilizar
Valorizar
Vivenciar
Atividade
Desencadeadora: O conto “Marcelo, marmelo, martelo” ,de Ruth Rocha.
Atividades previstas:
PORTUGUÊS
Hora do conto
Conversação
Compreensão e
interpretação
Questionamentos orais
Questionamentos
escritos
Leitura oral e
silenciosa
Produção textual
Adivinhando as
profissões
Mural das profissões
Virando repórter
Construção de painéis:
Quando eu crescer,serei...
A
profissão do meu pai
Esse é meu nome
Invenções de Marcelo
MATEMÁTICA
Histórias matemáticas
de Marcelo
Jogo da memória rápida
Construção de
gráficos: Profissão do meu pai
Sonho em ser...
Marcelo e as
formas geométricas
Um dia de feirante
O valor das marteladas
Leitura e escrita de
numerais
EDUCAÇÃO FÍSICA
Alongamento
Aquecimento
Bamboleio
Volta à calma
Caça às profissões
Geométricas de Marcelo
Bom solario, bom
lunário!
Passando a bola
Corrida da tabuada
Corrida com obstáculos
Corrida do jornal
Terra e mar
Entrando na moradeira
do latildo
Jogo do abraço
Desenho coletivo
Passando o bambolê
A saltadeira da panela
CIÊNCIAS
Construção de
painéis:Bom solário, Bom lunário!
Por
que a chuva cai?
Pesquisas: A importância do leite
Formação da chuva
Dramatização: Bom solário, bom lunário!
Experiência: Fazendo iogurte com o suco da vaqueira
Estudos Sociais
Mural das profissões
Virando repórter
Bom solário, bom
lunário!
Pesquisas: História do
meu nome
Formação da chuva
Construção de painéis:
Quando eu crescer, serei...
A
profissão do meu pai
Por que a
chuva cai?
Invenções de Marcelo
ENSINO RELIGIOSO
Regras de convivência
Momento de
agradecimento
Pesquisa: História do
meu nome
Jogo do abraço
Construção de painéis:
Quando eu crescer,serei....
A
profissão do meu pai
ATIVIDADE DE
CULMINÂNCIA: Será realizado o festival das profissões, onde os alunos terão que
vir vestidos com as roupas que seus pais usam para trabalhar.
AVALIAÇÃO:Acontecerá
durante a execução do projeto. Através da observação e do acompanhamento das
atividades, fazendo-se as alterações sempre que necessário.
OBSERVAÇÃO:
Comentários