PROJETO MÚSICA'
PROJETO
PARA ANOS INICIAIS
Tema: Música
Título: “Cantar, cantar e cantar a beleza de ser um eterno
aprendiz”
Período de duração: 10 dias aproximadamente
Justificativa:
A música é muito importante na vida das crianças, pois as
mesmas já nascem em ambientes musicais diversos. Trabalhar música na escola é
continuar o universo que a criança já traz consigo. A música, arte de combinar
os sons, é uma excelente fonte de trabalho escolar porque, além de ser
utilizada como terapia psíquica para o desenvolvimento cognitivo, é uma forma
de transmitir idéias e informações. Faz parte da comunicação social. a utilização
da música e torna-se relevante porque trabalha conteúdos e conceitos de uma
forma lúdica, permitindo a fantasia, momentos esses que as crianças curtem e
gostam, fazendo com que a aprendizagem aconteça de uma forma muito mais
prazerosa.
Ao realizar esse tipo de trabalho, ajuda a melhorar a sensibilidade dos alunos, a capacidade de concentração e a memória, trazendo benefícios ao processo de alfabetização e ao raciocínio matemático.A música exerce grande influência, contribui para o pensamento criativo, provoca movimentação despertando prazer em criar soluções originais. Howard (1984, p. 65), destaca que:
“A partir do momento em que a criança entra em contato com a música, começa abranger seus conhecimentos, envolvendo-se com sua sensibilidade e descobrindo o mundo a sua volta, de forma prazerosa. Portanto tem possibilidade de tornar-se um ser crítico e capaz de se comunicar pela diversidade musical. O alfabetizador pode mediar à música no sentido de contribuir para o processo ensino aprendizagem, utilizando seus vários níveis de alcance, desde a socialização, até o gosto musical da criança”.
A utilização da música como um elemento que motiva a aprendizagem é um exemplo de ferramenta que desmistifica a maneira, muitas vezes, estática e monótona do cotidiano escolar e que pode facilitar e enriquecer o processo de ensino e de aprendizagem e construir um amanhã melhor, mais inclusivo e solidário.
Ao realizar esse tipo de trabalho, ajuda a melhorar a sensibilidade dos alunos, a capacidade de concentração e a memória, trazendo benefícios ao processo de alfabetização e ao raciocínio matemático.A música exerce grande influência, contribui para o pensamento criativo, provoca movimentação despertando prazer em criar soluções originais. Howard (1984, p. 65), destaca que:
“A partir do momento em que a criança entra em contato com a música, começa abranger seus conhecimentos, envolvendo-se com sua sensibilidade e descobrindo o mundo a sua volta, de forma prazerosa. Portanto tem possibilidade de tornar-se um ser crítico e capaz de se comunicar pela diversidade musical. O alfabetizador pode mediar à música no sentido de contribuir para o processo ensino aprendizagem, utilizando seus vários níveis de alcance, desde a socialização, até o gosto musical da criança”.
A utilização da música como um elemento que motiva a aprendizagem é um exemplo de ferramenta que desmistifica a maneira, muitas vezes, estática e monótona do cotidiano escolar e que pode facilitar e enriquecer o processo de ensino e de aprendizagem e construir um amanhã melhor, mais inclusivo e solidário.
- Objetivo geral: Utilizar a música para promover a integração das crianças,
dando-lhes oportunidades de expressar
sensações, sentimentos e pensamentos, ampliando assim seu conhecimento de
mundo.
Habilidades:
Adequar
Adivinhar
Adotar
Ampliar
Analisar
Associar
Ampliar
Brincar
Comparar
Compreender
Conhecer
Construir
Cooperar
Demonstrar
Desenvolver
Dialogar
Elaborar
Explorar
Expressar
Identificar
Interagir
Interpretar
Localizar
Localizar-se
Mover-se
Observar
Oportunizar
Orientar-se
Ouvir
Participar
Perceber
Pesquisar
Posicionar-se
Praticar
Produzir
Promover
Provocar
Qualificar
Realizar
Reconhecer
Recrear-se
Relacionar
Respeitar
Saber
Situar-se
Trabalhar
Atividade Desencadeadora: Será contado com o auxílio de um
mini cenário, o conto “Finfanfum de São João” de Claudio Fragato.
Atividades previstas:
PORTUGUÊS
Hora do conto: “ Os músicos de Bremen” de Ruth Rocha
Conversação
Questionamentos orais
Questionamentos escritos
Compreensão e interpretação
Leitura oral e silenciosa
Produção textual
Adivinhas
Dicionário subjetivo
Carta enigmática
Pesquisa: Minha banda favorita
Estilos
musicais
Nome
dos instrumentos musicais
Ritmos de ontem e hoje
MATEMÁTICA
Histórias
matemáticas
Leitura e escrita dos
numerais
Bingo dos músicos
Transformando os
números
Jogo das latas
Jogo da memória rápida
STOP
Contrução de
gráficos: Minha banda preferida
Instrumento musical preferido
EDUCAÇÃO
ARTÍSTICA
Confecção de cartazes
Desenho com giz molhado
Desenho livre
Construção com sucata
Dobradura
Técnica do desbotado
Técnica do bombril
Pintura com tinta
Desenho
coletivo
Pintura
com relevo
Música
com desenho
EDUCAÇÃO FÍSICA
Alongamento
Aquecimento
Combinando os números
Contra feitiço, feitiço e meio
Corrida dos músicos
A dança da flautinha
Passando o tamborzinho
Corrida da tabuada
Circuito
musical
Adivinhe
a música
Jogo do abraço
O
instrumento que escolhi
Adivinhe
o instrumento
Bamboleio
Ao som de uma música
Cigarrinha
quantos passos posso dar?
Chegando
em Bremen
ESTUDOS SOCIAIS
Construção de instrumentos
Linha do tempo dos ritmos musicais
Ritmos das regiões
Pesquisas: Minha banda preferida
Estilos musicais
Nome dos instrumentos
musicais
Ritmos de ontem e hoje
Confecção de cartazes: Minha
banda preferida
Dramatização: Dança da “galera”
Danças folclóricas
CIÊNCIAS
Pesquisas: Formigas lava pés
Animais da cidade e do
campo
Benefícios da música para
a saúde
Danças que envolvem o corpo
Confecção de cartazes
Ficha de identificação dos animais
Conhecendo
o globo terretre
Viajando no planeta terra
Caçando com os olhos
ENSINO RELIGIOSO
Caixa da criação
Momento de agradecimento
Descobrindo notas musicais
Convenção dos músicos
Baú das recordações
Dinâmicas: Jogo do abraço
Jogo das notas musicais
Atividade
de Culminância: Será realizada a
festa da brilhantina e uma exposição de trabalhos realizados em sala de aula
aos alunos das outras turmas.
Avaliação: Acontecerá durante a execução do projeto.
Através da observação e do acompanhamento das atividades, fazendo-se as
alterações sempre que necessário.
Observação:
Comentários