PROJETO FOLCLORE'
PROJETO PARA ANOS INICIAIS
TEMA: Folclore
TÍTULO: Histórias sem pé nem cabeça!!!!
PERÍODO DE DURAÇÃO: 15 dias
INÍCIO: 15/08 TÉRMINO:30/08
JUSTIFICATIVA:
Folclore é a
meneira de agir, pensar e sentir de um povo ou grupo com as qualidades ou
atributos que lhe são inerentes, seja qual for o lugar onde se situa, o tempo e
a cultura. Não é apenas o passado, a tradição; ele é vivo e está ligado à nossa
vida de um jeito muito forte. Por isso, é tão importante conhecê-lo.
O saber folclórico é o que aprendemos informamente no mundo, por meio do convívio social - por via oral ou por imitação. Ele é universal, embora aconteçam adaptações locais ou regionais, como consequências dos acréscimos da coletividade.
O saber folclórico é o que aprendemos informamente no mundo, por meio do convívio social - por via oral ou por imitação. Ele é universal, embora aconteçam adaptações locais ou regionais, como consequências dos acréscimos da coletividade.
Como o folclore é uma verdadeira
radiografia da cultura de um povo, ignorá-lo é negar um mundo repleto de
riqueza e sabedoria. Como é maravilhoso trabalhar com folclore! Descobrir o que
está por trás de cada trava-linguas, parlendas, mitos e lendas. Que valores e
mensagens há para a vida? Através dessas atividades, pode-se despertar nos
alunos o hábito da leitura e da escrita, da criação e da produção de textos.Portanto
sentimos a necessidade de familiarizar
com os alunos a riqueza da cultura folclórica e suas manifestações em
diferentes regiões do país."Folclore é o conjunto de coisas que o povo
sabe, sem saber quem ensinou". ( Xavier)
OBJETIVO GERAL: Oportunizar o conhecimento da cultura folclórica e suas manifestações em diferentes regiões do pais.
OBJETIVO GERAL: Oportunizar o conhecimento da cultura folclórica e suas manifestações em diferentes regiões do pais.
HABILIDADES:
Adequar
Adivinhar
Adotar
Ampliar
Analisar
Associar
Ampliar
Brincar
Comparar
Compreender
Conhecer
Construir
Cooperar
Demonstrar
Desenvolver
Dialogar
Elaborar
Explorar
Expressar
Identificar
Interagir
Interpretar
Localizar
Localizar-se
Mover-se
Observar
Oportunizar
Orientar-se
Ouvir
Participar
Perceber
Pesquisar
Posicionar-se
Praticar
Produzir
Promover
Provocar
Qualificar
Realizar
Reconhecer
Recrear-se
Relacionar
Respeitar
Saber
Situar-se
Trabalhar
Utilizar
Valorizar
Vivenciar
ATIVIDADE DESENCADEADORA: Será
conto o conto “ A festa do folclore” , de Maria Hilda Alão.
ATIVIDADES PREVISTAS:
PORTUGUÊS
Hora
do conto:
Conversação
Questionamentos
orais
Questionamentos
escritos
Compreensão
e interpretação
Leitura oral e silenciosa
Produção
textual
Pesquisas
Parlendas
Dramatização
Canções
folclóricas
Recontando
uma lenda
Adivinhas
Cconfecção
de cartazes: “Algumas parlendas...”
“ Ditos
populares”
“ A festa do folclore”
Hora da lenda: Iara
Boitatá
Boto
cor de rosa
Saci pererê
Vitória régia
Curupira
Negrinho do pastoreio
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
Confecção de cartazes
Desenho com giz molhado
Desenho livre
Construção com sucata
Dobradura
Técnica do desbotado
Técnica do bombril
Pintura com tinta
Desenho
coletivo
Pintura com
relevo
Dramatização
MATEMÁTICA
Histórias
matemáticas do folclore
Leitura e escrita dos numerais
Bingo folclórico
Transformando os números
O valor das bandeirinhas
STOP
do curupira
EDUCAÇÃO FÍSICA
Alongamento
Aquecimento
Corrida do saci
Circuito das bandeiras
Corrida das bruxinhas
Circuito do folclore
Amarelinha do saci
Corrida da tabuada
Cavangando com o baio
Adivinhe o personagem
Cada personagem na sua lenda
Contra feitiço,feitiço e meio
Desenho coletivo
Escondidos na festa do folclore
Telefone sem fio
ESTUDOS SOCIAIS
Hora da lenda
Construção de maquete
Conhecendo as parlendas
Ditos populares
Dramatização
Pesquisa: Padre José de Anchieta
Danças folclóricas
Conhecendo a terra dos
gringos
Confecção de cartazes: “Algumas
parlendas...”
“ Ditos
populares”
“ A festa
do folclore”
CIÊNCIAS
Construção de maquete
Caixa da criação
Pesquisas: A importância da água
As consequências do
desmatamento
Confecção de cartazes: A importância da água
As
consequências do desmatamento
Experiência: Como é o tratamento da
água
ENSINO RELIGIOSO
Caixa da criação
Dramatização
Momento da agradecimento
Dinâmica dos sentimentos
Móbile das divindades
Confecção de cartazes: A
importância da água
Por
que preservar a natureza?
Pesquisas: A importância da
água
Divindades
ATIVIDADE DE CULMINÂNCIA: Será realizada uma exposição onde as oytrs turmas serão convidadas a
participar’
AVALIAÇÃO: Acontecerá
durante a execução do projeto. Através da observação e do acompanhamento das
atividades, fazendo-se as alterações sempre que necessário.
OBSERVAÇÃO:
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