Projeto esquema corporal
Projeto
para Educação Infantil
Tema:
esquema corporal
Título: Cabeça, ombro, joelho e pé...
Periodo de
duração: 15 dias
Início: 20/05 Término:07/06
Justificativa:
Ao propor este projeto, possuo o intuíto de fazer com que meus
alunos possam conhecer as partes dos seus próprios corpos; adquirindo maior
noção de como são suas estruturas físicas. Ao observá-los e analisar seus
trabalhos feitos anteriormente, percebo que há uma grande necessidade em ser
trabalhado o esquema corporal, pois muito deles ainda não possuem noção de sua
estrutura física, o que leva a criarem representações fantasiosas e fora do que realmente são.
Ao construir seu esquema corporal, a criança começa a conhecer seu
próprio corpo e adquirir a noção de que ele compõe sua identidade. Também
começa a conhecer as partes de seu corpo e perceber que são independentes, mas
também, que fazem parte de um todo .
Ao adquirir independência entre as partes de seu corpo, a criança,
então, consegue dissociá-las. Consequentemente passam a intencionalmente
movimentar de maneira independente, por exemplo, pernas e braços ou os dedos
das mãos. A falta de independência entre os dedos é algo facilmente observável
em bebês e crianças pequenas. Quando começam a movimentar suas mãos, elas as
abrem e fecham movimentando todos os dedos ao mesmo tempo. Conforme crescem,
começam a dissociar os dedos, e assim, conseguem, por exemplo, estender somente
um ou outro e aos poucos passam a coordenar movimentos complexos, mas
refinados, onde os dedos desempenham papéis diferentes como para picotar papel,
desenhar, recortar, etc. Quanto aos movimentos amplos, as crianças quando
começam a dissociar os membros realizam movimentos compostos, ou seja,
coordenam movimentos simples para realizar uma determinada ação, como alternar
braços e pernas para escalar, correr, rastejar, engatinhar, etc. Estas ações
coordenadas ocorrem automaticamente, e assim, não é necessário que se pense a
respeito dos movimentos (MATTOS e NEIRA, 2007).
Objetivo
geral: Explorar a forma corporal estimulando a criatividade, imaginação, fantasia; reconhecendo a importância
de cada parte do seu corpo.
Objetivos
específicos:
Recrear-se com as histórias ouvidas.
Ampliar gradatidamente suas possibilidades de comunicação e expressão.
Reconhecer seu nome escrito sabendo identificá-lo nas diversas
situações do cotidiano.
Desenvolver o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção
e criação.
Explorar as possibilidades de ritmos corporais e dinâmicasde
movimento.
Conhecer os limites e potencialidades de seu corpo.
Desenvolver o equilíbrio.
Expressar desejos e sentimentos na realização das atividades.
Identificar e conhecer todas as partes do corpo;
- Diferenciar e identificar as partes do próprio corpo com as partes do corpo do colega;
- Perceber e respeitar as diversidades entre colegas (cor, raça, gordo, magro);
Desenvolver a imaginação e a criatividade;
Estimular o raciocínio e percepção visual.
Desenvolver a atenção para futura identificação de partes do corpo e órgãos dos sentidos;
- Diferenciar e identificar as partes do próprio corpo com as partes do corpo do colega;
- Perceber e respeitar as diversidades entre colegas (cor, raça, gordo, magro);
Desenvolver a imaginação e a criatividade;
Estimular o raciocínio e percepção visual.
Desenvolver a atenção para futura identificação de partes do corpo e órgãos dos sentidos;
Trabalhar em grupo de forma cooperativa.
Reconhecer a amizade como fator importante para o convívio.
Reconhecer a importância de cuidar do nosso corpo através da
higiene
Explorar a
agilidade e a atenção na realização das atividades.
Desenvolver
a oralidade.
Cooperar com
colegas e professora na realização das atividades propostas.
Participar de atividades cantadas.
Habilidades:
Adequar
Adotar
Ampliar
Analisar
Associar
Ampliar
Brincar
Comparar
Compreender
Conhecer
Construir
Cooperar
Demonstrar
Desenvolver
Dialogar
Elaborar
Explorar
Expressar
Expressar-se
Identificar
Interagir
Interpretar
Localizar
Localizar-se
Mover-se
Observar
Oportunizar
Orientar-se
Ouvir
Participar
Perceber
Pesquisar
Posicionar-se
Praticar
Produzir
Promover
Provocar
Qualificar
Realizar
Reconhecer
Recrear-se
Relacionar
Respeitar
Saber
Situar-se
Trabalhar
Utilizar
Valorizar
Vivenciar
Atividade
Desencadeadora: Será contado o conto “Os dez amigos” de ziraldo com o auxílio
de fantoches de vara e caixa para
teatro.
Atividades previstas:
Contos: O Joelho Juvenal– Ziraldo
Pé Legrino e pé Trônio - Ziraldo
Conversação
Compreensão e interpretação de histórias
Trabalho com os crachás dos nomes da turma
Trabalho com as letras do nome
Produção de textos coletivos
Nome das partes do corpo
Confecção de cartazes: Partes do meu corpo
Essa é
minha mãozinha
Esse é o meu pézinho
Quando eu crescer....
Cantigas de roda
Paródias
Adivinhações
Canções no momento da rotina
Exploração de cartazes: Rotina
Calendário
Chamada
Cartaz do tempo
Ajudante do dia
Nossas regrinhas
Comportamento do dia
PSICOMOTRICIDADE
Alongamento
Aquecimento
Amarelinha
Jogo do
abraço
Pracinha
Dança
da cadeira
- Estátua
Desenho da
sombra
Mimicas
Calçar
sapatos
Cabra cega
Adivinhe
quem é
Vivo morto
Volta a
calma
Conhecendo
as partes do corpo.
Corrida das
partes do corpo
Passando o
bambolê
Corrida com
obstáculos
Bola nas
costas
Pega-pega
congelante
Passando a
bola
Telefone sem
fio
Corrida de
jornais
Nunca três
Caçando as
partes do corpo
Uma pipoca
Caranguejo
não é peixe
LÓGICO MATEMÁTICO
Exploração do calendário (tempo, mês, ano, semana, dia).
Seriação e classificação
Noção de antecessor e sucessor
Trabalho com números e quantidades
Quebra cabeça do corpo
Gráficos: Qual a parte do corpo preferida?
Do que tu gostas
de brincar?
Número de irmãos
Blocos lógicos
Jogo das latas
Jogo da velha das partes do corpo
LINGUAGEM MUSICAL
Canções no momento da rotina
Canções folclóricas
Cantigas de roda: pézinho
Caranguejo
O
sapo não lava o pé
Palminhas
Boneco duro
Abrir e fechar
Carinha redonda
Músicas da Xuxa: Cabeça,ombro,
joelho e pé
Boneco
de lata
Eu
danço rock
Dança
da cadeira
História do
palhacinho Pimpão
LINGUAGEM PLÁSTICA
Confecção de cartazes
Desenho com giz molhado
Desenho livre
Construção com sucata
Dobradura
Técnica do desbotado
Técnica do bombril
Pintura com tinta
Contorno do formato do rosto
Desenho
coletivo
- Boneco
articulado
Pintura com
relevo
- Contorno
das mãos
- Boneco de
jornal
NATUREZA E
SOCIEDADE
Cartaz do tempo
Álbum de fotos da família
Higiene
Pracinha
Lanche
Ajudante do dia
Desenhando pela escola
Pesquisa: partes do corpo
Construção de painél: Partes do meu corpo
Essa é minha mãozinha
Esse é o meu pézinho
ENSINO RELIGIOSO
Partilha do
lanche
Regras de
convivência
A mão que
ajuda
Jogo do
abraço
Momento de
agradecimento
Confecção de cartazes: Partes do meu corpo
Eses
são meus amiguinhos
Mas
que dupla!!
Atividade de culminância: Será realizada uma gincana, onde os alunos cumprirão provas
relacionadas aos temas já trabalhados em aula. Após haverá uma exposição dos
trabalhos realizados pela turma;onde as outras turmas serão convidadas para
participar e haverá entrega de lembrançinhas
AVALIAÇÃO: Através do acompanhamento de todas
as atividades desenvolvidas neste período, considerando habilidades, valores e
conhecimentos.
Observação:
Comentários