PROJETO PARA EDUCAÇÂO INFANTIL - BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
PROJETO
PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
Tema:
Brinquedos e Brincadeiras
Título:
Brincadeira de criança como é bom!
Período de duração: 10 dias
Início:11/06 Término: 24/06
Professora:
Suany Nandara
Etapa:
VD
Justificativa:
“É através da brincadeira que a criança experimenta
descobre, cria e exercita suas habilidades, tanto psicomotoras quanto
cognitivas e afetivas, através da atividade lúdica que ela estimula a
curiosidade, a iniciativa e a autoconfiança, proporcionando aprendizagem,
desenvolvimento da linguagem do pensamento e da concentração da atenção
(REFERENCIAL CURRICULAR V2).”
É
fundamental na educação infantil que seja trabalhado o lado lúdico. Brincamos e
jogamos com nossos alunos e alunas porque queremos que as aulas se tornem
prazerosas; portanto, não podemos usar jogos e brincadeiras apenas como modo de
transmissão de conteúdos, tornando-os não mais jogos e brincadeiras, mas sim
atividades dirigidas (mostrando assim uma atitude autoritária de nossa parte,
pois o aluno é manipulado e tem uma ação passiva). Nosso objetivo maior deverá
ser o de tornar as aulas lúdicas, aproximando-as das características do brincar:
espontaneidade, improdutividade, trânsito entre a realidade externa e interna,
interatividade, simbolismo recriado, desafio e instigação, mistério,
imponderabilidade e surpresa.
Com
o brincar, a criança aprende além de tudo a socializar-se, fazendo amizades (e
inimizades também!), mas de que outro modo seria realizado isto, se não através
da atividade lúdica? Brincando, as crianças se organizam mutuamente nas ações, intensificam
comunicação e cooperação. Os jogos e brincadeiras coletivas permitem a
descoberta do “outro” e isso repercute sobre a descoberta de si mesmo.(Ana
Maria Dalla Zen).
Em
outras palavras, brincar contribui para a construção do sujeito do
conhecimento, permite o desenvolvimento de vínculos coletivos e a inserção na
realidade.
Brincar
é viver, uma vez que brincar contribui para o desenvolvimento da subjetividade,
para a construção do ser humano autônomo e criativo e, em relação ao desempenho
das funções sociais, prepara para o exercício da cidadania e da vida coletiva e
incentiva a busca da justiça social e da igualdade com respeito à diferença.
“O jogo implica
para a criança muito mais do que o simples ato de brincar. Através do jogo, ela
se comunica com o mundo e também se expressa. Para o adulto o jogo constitui um
“espelho”, uma fonte de dados para compreender melhor como se dá o
desenvolvimento infantil. Daí sua importância.” (Friedmann, p.14).
Objetivo
Geral:
Oportunizar vivências lúdicas para que as crianças possam conhecer diferentes
tipos de brincadeiras que surgiram no decorrer dos anos, divertindo-se e aprendendo com elas.
Objetivos
específicos:
Recrear-se
com as histórias ouvidas.
Ampliar
gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão.
Reconhecer
seu nome escrito sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano.
Cooperar com colegas e professora na
realização das atividades propostas.
Participar
de atividades cantadas.
Desenvolver
o raciocínio lógico matemático na realização das atividades.
Perceber
a sequência numérica através do calendário.
Adotar
hábitos de higiene e autocuidado.
Valorizar
atitudes de alimentação saudável.
Desenvolver
a escuta.
Explorar
a agilidade e destreza.
Conhecer
os limites e potencialidades de seu corpo.
Desenvolver
a lateralidade e a percepção visual.
Vivênciar
suas fantasias na realização das atividades.
Interagir
com colegas,professora e família na realização de atividades extraclasses.
Demonstrar
atitudes de ajuda e colaboração.
Brincar
de forma cooperativa.
Interessar-se
pelo processo de construção de brinquedos.
Ampliar
o conhecimento das brincadeiras antigas.
Utilizar
materiais recicláveis para a construção de jogos.
Valorizar
as regras de convívio social.
Habilidades:
Adequar
Adotar
Agradecer
Ampliar
Analisar
Associar
Brincar
Comparar
Compreender
Construir
Cooperar
Demonstrar
Desenvolver
Dialogar
Elaborar
Escolher
Explorar
Expressar
Identificar
Ilustrar
Imaginar
Interagir
Interpretar
Localizar
Localizar-se
Memorizar
Mover-se
Observar
Oportunizar
Ordenar
Orientar-se
Ouvir
Participar
Partilhar
Perceber
Pesquisar
Posicionar-se
Praticar
Produzir
Promover
Proporcionar
Provocar
Qualificar
Quantificar
Questionar
Realizar
Reconhecer
Recrear-se
Relacionar
Reproduzir
Respeitar
Reutilizar
Situar-se
Trabalhar
Utilizar
Valorizar
Vivenciar
Atividade
desencadeadora: Será contado o conto “ Menino Maluquinho” de Ziraldo, com o
auxílio de caracterização do personagem.
Atividades
previstas:
Comunicação e expressão
Contos:
Romeu e a fábrica de brinquedos (Susanna Ranchi)
Conversação
Caderninho
da brincadeira
Compreensão
e interpretação de histórias
Pesquisas:
Meu brinquedo favorito
Do que vovó brincava?
Trabalho
com os crachás dos nomes da turma
Trabalho
com as letras do nome
Grupo
dos nomes conforme a letra inicial
Produção
de textos coletivos
Meu
brinquedo tem história
Exploração
de cartazes: Rotina
Calendário
Chamada
Cartaz do tempo
Ajudante do dia
Nossos
combinados
Comportamento do dia
Cantigas
de roda
Paródias
Adivinhações
Canções
no momento da rotina
Som
produzido pelos brinquedos
Psicomotricidade
Cada
brinquedo na sua caixa
Jack
quantos passos posso dar
Alongamento
Aquecimento
Morto
vivo
Ovo
choco
Amarelinha
Jogo
do abraço
Ursinho
Estátuas
Passando
a bola
Pracinha
Escondendo
um brinquedo
Passando
um brinquedo
Corrida
dos brinquedos
Caçando
os brinquedos
Geométricas
do maluquinho
Jogando
com maluquinho
Pular
corda
Cabra
cega
Linguagem Musical
Canções
no momento da rotina
Paródias
Canções
folclóricas
Som
dos brinquedos
Brinquedos
também falam?
Cantigas
de roda: Ciranda cirandinha
Atirei o pau no
gato
Meu chapéu tem
três pontas
Músicas da Xuxa: Dança da cadeira
Ilariê
‘Xo’
preguiça
Palavrinhas
mágicas
Estátua
Linguagem plástica
Confecção
de cartazes
Desenho
com giz molhado
Desenho
livre
Construção
com sucata
Dobradura
Técnica
do bombril
Desenho
coletivo
Pintura
com tinta
Lógico Matemática
Contagem
das letras do nome (relação número X quantidade)
Exploração
do calendário (tempo, mês, ano, semana, dia).
Noção
de antecessor e sucessor
Gráficos:
Meu brinquedo favorito
Trabalho
com números e quantidades
Jogo
da memória
Jogo
da velha dos brinquedos
Geométricas
do maluquinho
Natureza e
sociedade
Cartaz
do tempo
Álbum
de fotos da família
Caderninho
da brincadeira
Linha
do tempo
Pesquisa
das brincadeiras antigas
Eu
construo meu brinquedo
Painéis:
Se eu fosse um brinquedo, seria...
O que precisamos para sermos
felizes?
Higiene
Pracinha
Lanche
Ajudante do dia
Ensino religioso
Painéis:
Se eu fosse um brinquedo, seria...
O que precisamos para sermos
felizes?
Pesquisa:
Do que vovó brincava?
Partilha do lanche
Oração
Regras
de convivência
Correio
elegante
Valorizando
a vida
Jogo
do abraço
Atividade
de culminância:Será realizada a festa
dos brinquedos, onde os alunos deverão trazer brinquedos confeccionados por
eles e por seus pais conforme a letra do nome do aluno.
Avaliação:
Através do acompanhamento de todas as atividades desenvolvidas neste período,
considerando habilidades, valores e conhecimentos.
Observação:
Autor: Suany Nandara
Comentários